Em uma das datas mais importantes do ano, tanto para consumidores como para lojistas, o design também tem sua parcela de importância nas conversões em vendas. Confira algumas dicas para acertar no design da sua campanha:

Trabalhe com antecedência

A primeira dica é básica e vale para todas as etapas do processo: planejamento. Quem começa a se planejar antes, efetiva suas resoluções primeiro e aumenta as chances de sucesso na Black Friday. No quesito criação, defina a linha que quer seguir antes de começar a colocar a mão na massa. É importante escolher as cores adequadas às mensagens que quer passar, os formatos que serão utilizados e os elementos que estarão em cada peça da campanha. Que tal começar com uma landing page que já crave o visual da sua campanha? Assim, o usuário tem a possibilidade de se cadastrar semanas antes para receber ofertas antecipadamente e reforçar sua marca/produto. Isso também vai impulsionar a base de leads e trará tráfego para seu site antes e durante a Black Friday.

Seja responsivo

Todo o material da campanha deve ser acessível a partir de qualquer dispositivo. A cada ano, os acessos e as compras via dispositivos mobile crescem e não podemos abrir mão deste consumidor, que tem sido o principal conversor de vendas e decisor de compras. Interfaces intuitivas e menus mobile friendly são alguns dos pontos importantes.

Ambiente e envelope tudo

Outra dica é ambientar e envelopar todos os canais de interação de sua empresa com o usuário, como as redes sociais e os banners em e-mail marketing, seguindo a identidade definida nas landing pages. Todas essas peças juntas ajudam a criar expectativa e aguçam a curiosidade dos usuários para a data.

Desperte o senso de urgência

Todos sabemos que as ofertas de Black Friday não serão as últimas que veremos, porém o senso de urgência pode levar a bons resultados em vendas. Timers para expiração ou abertura, os famosos relógios de ofertas, trazem bons resultados. Outra opção é a utilização de termos como ‘somente hoje’ ou até contadores com o número de peças restantes no estoque.A Black Friday, uma das datas mais importantes do ano tanto para consumidores como para lojistas, deve movimentar quase R$ 3 bilhões no e-commerce brasileiro em 2018, segundo dados da ABComm. Mas não são apenas as áreas de tecnologia, planejamento e negócios que influenciam diretamente nos resultados positivos para as marcas/empresas. O design também é uma ferramenta poderosa na conquista dos clientes e das consequentes conversões em vendas.

E o seu negócio já tem uma estratégia definida neste sentido? Confira a seguir algumas dicas para sua campanha e inspire-se antes de fechar o seu plano de ação!

Preto no branco

Fundo preto e texto na cor branca, ou alguma outra cor de grande contraste. Essa é a combinação mais utilizada na data e a mais indicada nas campanhas. O usuário, após 8 anos da data no Brasil, já conhece e identifica facilmente os produtos pertencentes à promoção.

Descontos e mais descontos

A porcentagem e/ou o valor de desconto devem aparecer nas peças. Assim como os timers, esses números chamam a atenção do usuário para as ofertas. Dividir e categorizar as promoções em tiers de desconto é outra estratégia que pode ser utilizada.

Call-to-Actions contrastantes

Um bom CTA chama a atenção do usuário quase que imediatamente ao abrir uma página. A utilização de iluminação e brilho nos botões e o uso de gifs animados também são outras possibilidades que devem ser utilizadas.

Seja qual for a tática construída para esta Black Friday, ao seguir todos esses passos você irá garantir uma campanha de alto impacto e grande potencial de conversão. Afinal de contas, não importa quão bem projetada seja uma ação no e-commerce, pecar nos detalhes visuais pode colocar a perder a dedicação e o trabalho de toda a equipe.

* Luiz Rodas é Head de Arte da NewBlue